Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noites de Verão

Noites de Verão

30
Dez16

Tempo ao Tempo


Paula Custódio Reis

alice.jpg

 

«Sê paciente: dá tempo ao tempo.»

 

Porque é que temos a mania de complicar. Porque é que queremos apressar o tempo, para depois olhar para trás com saudosismo.

A queixa dos nossos dias apressados é o tempo (a falta dele) e, no entanto, passamos a vida a não apreciar os momentos. A ânsia de momentos perfeitos leva-nos a estar em permanente sobressalto pelo controlo total. Pelo controlo do que temos que fazer, do que é suposto sentirmos, de como os outros se vão sentir e como nos vão ver.

É como se tivéssemos a capacidade de girar a cabeça e, consequentemente, o olhar, num ângulo de 360 graus, em movimento contínuo. E este é um movimento que contraria as Leis da Natureza, para o ser humano. E como a Natureza é sábia e nela tudo é perfeito, vamos aprendendo que o importante é o aqui e agora. Por mais que os olhos abarquem o horizonte, por mais que a mente se pré-ocupe, se não estivermos no Presente, nem memórias decentes criaremos.

É por isso que tomei uma decisão firme, não só para o Ano Novo, mas para todos os Novos Anos que se avizinham, resumida numa simples palavra: DAR.

Não, não é o DAR ligado à caridade ou à solidariedade. Nem é um DAR muito altruísta. É um DAR abreviatura de três conceitos simples e egoístas: Descomplicar, Apreciar e Relativizar.

Porque acredito que é o que mais faz sentido, para mim, neste momento.

E que bom seria se, em cada momento em que tendemos a ligar os complicómetros na nossa vida quotidiana, nos apercebêssemos que o estamos a fazer. Poder parar no aqui e agora, observar o momento e pensar «não vale a pena». E respirar… e recentrar…

A tolerância, a paz, a alegria e a gratidão cresceriam exponencialmente. Seríamos mais pacientes e, logo, mais felizes. Porque se desdobrarmos a palavra «paciência» podemos encontrar, com facilidade, a Paz como Ciência.

E Paz é o meu mais sincero desejo para todos.

Feliz Ano Novo

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D